Sobre

Introdução

O Open House Porto 2016 propõe um itinerário nas 3 cidades do projeto, Porto, Gaia e Matosinhos repartido em 3 linhas: a visita a lugares privados de instituições reconhecidas; a redescoberta de arquiteturas esquecidas pelo tempo; a revisão do habitar, em particular, na visita a formas burguesas do princípio do século XX, mas também no quadro “social” das décadas da democracia. Estes três níveis criarão um itinerário caracterizado pela redescoberta, recuperação e até invenção do património das cidades envolvidas.

— Jorge Figueira, Comissário - Carlos Machado e Moura, Comissário Adjunto

Jorge Figueira: Licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992), doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). Diretor e professor do Departamento de Arquitetura, FCTUC. Professor convidado no Programa de Doutoramento em Arquitetura, FAUP. Investigador do Centro de Estudos Sociais da UC. Autor de livros, entre os quais, “A Noite em Arquitectura”, 2007 e a “A Periferia Perfeita. Pós-modernidade na arquitectura portuguesa Anos 1960-1980”, 2014. É colaborador do jornal Público na área de crítica de arquitetura e tem artigos publicados em revistas da especialidade em diversos países.

Carlos Machado e Moura: Licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2006), desenvolve tese de doutoramento na mesma instituição sobre narrativa gráfica e BD em arquitetura. Integrou várias equipas de investigação em projetos europeus sobre questões urbanas e é co-autor do projeto de uma escola primária e pré-primária construída em Montepulciano (Itália). Atualmente faz parte da redação do JA – Jornal Arquitectos e tem vários artigos publicados em livros e revistas.

O Evento

Para a segunda edição do Open House Porto, são cinquenta e um os edifícios que estarão de portas abertas no fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016.

A seleção dos espaços da responsabilidade do comissário Jorge Figueira, e do comissário-adjunto, Carlos Machado e Moura, permite consolidar o Open House Porto como uma grande festa da arquitetura do Porto, Gaia e Matosinhos. O roteiro 2016 é constituído por um conjunto de espaços que sublinham a excelência do património edificado das três cidades que compõem a Frente Atlântica do Porto. O percurso integra lugares privados de instituições reconhecidas, uma viagem por arquiteturas esquecidas e a revisitação da casa burguesa do princípio do século XX e da habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis.

O Open House Porto é uma co-produção da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura de Lisboa com a parceria da Câmara Municipal do Porto como Parceiro Estratégico e dos Municípios de Gaia e Matosinhos como Parceiros do evento.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim-de-semana, 18 e 19 junho, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Forma de Acesso às Visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

  2. Apenas os espaços nºs 1, 33, 41 e 43 exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas.

A reserva destas visitas ficará disponível a partir do dia 10 JUNHO, às 12H00, neste site. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva Eventbrite”.

Outras Informações

  1. Para esta edição, decorrerá em simultâneo com as visitas um conjunto de ações paralelas denominadas por Programa Plus. Os espaços que contemplam ações integradas neste programa estão devidamente sinalizados, informando o tipo de atividade e horário.

  2. Em cada espaço será entregue um guia e um mapa do Open House Porto pela equipa de voluntários presente no local.

  3. Estará disponível um autocarro gratuito Open House Porto para os visitantes que circularem entre os espaços de Vila Nova de Gaia.

A arquitetura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

OPEN HOUSE PORTO
Comissário:
Jorge Figueira
Comissário Adjunto:
Carlos Machado e Moura
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Ana Pinto | CA
Gilson Fernandes | CA
Inês Marques | TAL
José Pereira | CA
Coordenação de Comunicação:
Sara Battesti | TAL
Comunicação:
Inês Revés | TAL
Raquel Guerreiro | TAL
Assessoria de Imprensa:
Cláudia Duarte | TAL
Jorge Marmelo | CA
Parcerias:
Ana Pinto | CA
Carla Barros | CA
Joana Salvado | TAL
Coordenação de Voluntariado:
Susana Gaudêncio
Tradução:
Susana Pomba
Design de Comunicação:
Alfaiataria — Rui Silva
Website:
Bit Basement
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos